quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Formação Jovem Palotina 2017

          Neste último final de semana, 13 a 15 de outubro, aconteceu no Cenáculo Mãe do Divino Amor - Guapimirim, a 4ª edição da Formação Jovem Palotina. Este encontro foi promovido pelos cooperadores da Juventude Palotina para os jovens das diversas paróquias palotinas de nossa Região. Neste retiro, conseguimos experienciar o lema da Juventude Palotina que adotamos desde o início do ano: SOMOS MELHORES JUNTOS. 
          De fato, reconhecemos que o carisma deixado por São Vicente Pallotti foi vivido nestes dias e não somente estudado. Durante esses três dias, os jovens puderam conhecer mais o carisma palotino através dos momentos de formação, oração, adoração, convivência, refeição e lazer. Todas essas atividades pudemos viver movidos pelo carisma palotino, em espírito de cooperação e unidade, até mesmo que entendemos, "a caridade de Cristo nos impele" (2Cor 5, 14). 
          Desta forma, contamos com a participação de alguns jovens que deixaram o seu comentário sobre essa Formação: 

         "A Formação Jovem Palotina 2017 foi sensacional! São Vicente Pallotti se mostrou extremamente presente na organização impecável dos cooperadores e no entrosamento automático dos cursistas. Independentemente dos carismas pessoais, paróquias ou peculiaridades de cada um, todos se tratavam como uma família mesmo sem se conhecer e isso só mesmo Pallotti para proporcionar.
Além disso, nunca vi tantas graças acontecerem por causa do silêncio. Constantemente, vemos graças ocorridas durante pregações, durante orações e louvores entoados, mas o convite de adorar ao Santíssimo, individualmente e no silêncio surtiu efeito em, ouso dizer, todos na formação. Ainda que difícil, foi gratificante.
          Fico extremamente feliz de dizer que sou Palotino e mais do que motivado a levar esse carisma aos outros. 
          Destruída seja toda a minha vida para que só a vida de Jesus seja minha!" (Deryk Renato - Paróquia de São Roque - Vila Valqueire)

          "A Formação Jovem Palotina 2017 foi ótima para minha vida, pois pude conhecer um pouquinho das virtudes e carismas desse Santo incrível que é São Vicente Pallotti. 
          Incrível ver essa Juventude nos moldes de Pallotti, podendo enxergar esse incrível Santo em cada um dos cooperadores, cada um do seu jeito e em cada jeito, Pallotti!!" (Marcos Vinícius - Paróquia de São Sebastião - Itaipu) 


 
 "A Formação Jovem Palotina 2017 foi mais uma oportunidade de sentir a presença de Deus por meio do carisma palotino. Fazer parte dessa família é uma honra imensurável e poder cooperar para salvação do próximo foi,  e ao mesmo tempo é, um presente e uma missão que Deus nos deu e que a Juventude Palotina tem posto essa missão prática.
          Cada momento vivido nessa formação confirmou que sozinhos  somos limitados, mas quando buscamos a unidade somos capazes de realizar maravilhas!!!!!
          São Vicente Pallotti, rogai por nós.
          #somosmelhoresjuntos" (Marcus Axel - Paróquia de Santa Isabel - Bento Ribeiro) 

          "A Formação Jovem Palotina foi do início ao fim, rica na presença de Deus, Maria e Pallotti. É incrível como cada Palotino ali presente seja leigo, seminarista ou sacerdote, não só resplandecem o rosto desse santo magnífico que é São Vicente Pallotti, mas também o rosto de Cristo.
          É incrível como Pallotti, se diminui a cada momento para se preencher de Jesus um pouco mais todos os dia. Seu amor pela eucaristia é algo que devia existir em todas as pessoas batizadas, o desejo de comungar todos os dias e de fazer de todo o seu dia uma ação de  graças é algo inspirador. Isso sem falar da sua devoção a Maria, da sua caridade e a sua consciência que a missão de anunciar o evangelho é algo que todos os católicos deveriam assumir para si, são alguns dos exemplos de como esse santo não só mudou a igreja mas fez com que o carisma Palotino se tornasse um dos mais belos existentes. Reavivar a fé e reacender a caridade é algo que todos deveria desejar.
          “Caritas Christi Urget Nos” (Yuri - Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - Itaipuaçu) 

          "A formação jovem Palotina 2017 foi para mim encantadora. 
          Aprendi a no silêncio da adoração encontrar a face de um Amigo e no silêncio do uno encontrar nos amigos a face de Jesus. 😉
#sete
#somosmelhoresjuntos"(Leandro - Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e São João de Deus - Realengo)

          "A Formação Jovem Palotina 2017 foi, desde o início de sua preparação, um grande desafio para mim e sem dúvidas mais um instante de eternidade que ficará para sem em meu coração, onde eu, e acredito, muitos de nós cooperadores, pudemos vencer a nós mesmos, deixando de lado nossos medos, com um único fim comum, fazer com que Deus fosse mais conhecido, amado e seguido, através do exemplo, do carisma, da vida de nosso querido São Vicente Pallotti
           É magnífico ver e saber o quanto nós podemos e devemos fazer quando assumimos essa missão de tudo fazer por amor a Deus e assim se entregar sem reservas para os planos que Ele nos preparou... deixe-se entregar!
          Vivemos um verdadeiro cenáculo, compartilhamos experiências, compartilhamos nossas vidas, fizemos novas amizades, estreitamos laços e aumentamos a família! E assim seguiremos juntos para maior e infinita glória de Deus! #AIDG
#somosmelhoresjuntos" (Renata - Paróquia de Santa Isabel - Bento Ribeiro)

          "A Formação Jovem Palotina 2017 foi só bençãos. Foi sentir-se inteiramente no Cenáculo de Pentecostes, com a presença real da Santíssima Virgem Maria e de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
          Vivenciar cada momento programado, cada palestra, oração, me fez crescer e querer ser mais de Deus a cada momento.  
Foi incrível poder participar um pouco da rotina dos Seminaristas com suas orações diárias, aprender a adorar, louvar ao Senhor no silêncio e principalmente a Vigília durante às 24h do dia.
Sou muito grato por ser um Palotino, e fazer parte dessa família. 
São Vicente Pallotti, rogai por nós !" (Victor Leonardo - Paróquia de Santa Isabel - Bento Ribeiro)

          "A formação jovem Palotina 2017 foi M A R A V I L H O S A ! 
Foi maravilhoso conhecer mais sobre São Vicente Pallotti através do amor por ele presente em cada cooperador. A formação encheu meu coração de alegria e me deixou super animada a fazer com que mais pessoas conheçam esse Santo encantador que amou Deus com toda as suas forças e se doou por inteiro a serviço em busca da salvação de todos. A caridade vivida por Pallotti me encanta. Que através da intercessão de São Vicente Pallotti, possamos buscar, a cada dia, reavivar a nossa fé e reacender a caridade.  E que juntos, com Pallotti,  possamos levar o Cristo a todos os nossos irmãos.
#somosmelhoresjuntos
#orgulhodeserpalotina"(Rose - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Pendotiba) 

"A formação jovem Palotina 2017 foi única. Com novas experiências, novos amigos, novas formas que encontramos de estar mais próximos de Deus, e conhecendo profundamente a vida de São Vicente Pallotti que tanto buscava a santidade se espelhando em Cristo, nosso Senhor.
Palestras maravilhosas e bem preparadas por pessoas que foram canal da providência para que a vivência desse grande santo chegasse até todos os jovens que participaram dessa linda formação para serem missionários da palavra de Deus, assim como São Vicente Pallotti foi."(Sara Bastos - Santuário da Divina Misericórdia - Vila Valqueire) 

"A formação jovem Palotina 2017 foi uma experiência única!
Deus mais uma vez mostrou seu carinho por mim. Através do Carisma Palotino, vemos o quanto a nossa Igreja é rica em essência!!!
Pallotti não descansava. Servia com ternura, amor, compaixão...


Que Maria Santíssima nos ajude a encontrar o Senhor diariamente! " (Marianne - Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - Pendotiba)




Nenhum comentário:

Postar um comentário