quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Retiro de Carnaval Palotino de 2018 – Rio de Janeiro




Retiro de Carnaval Palotino de 2018 – Rio de Janeiro


Ocorreu entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2018 o Retiro Aberto de Carnaval, no Santuário Arquidiocesano da Divina Misericórdia do Rio de Janeiro. Preparado e pregado pelo nosso co-irmão Padre Jan Sopick SAC, os temas das reflexões foram em torno do “Ano Nacional do Laicato”.

Durante os dias de retiro foi amplamente estudado o Documento 105 da CNBB - Cristãos Leigos e Leigas e na Sociedade, com o intuito de formar a consciência dos participantes de sua missão e da missão de todos na Igreja. Os leigos e leigas são sujeitos eclesiais, isto é, eles têm grande reponsabilidade em anunciar o Reino de Deus.

Em todos estes dias, iniciamos com a Celebração da Eucaristia no próprio Santuário, e logo após os participantes ficavam em Adoração ao Santíssimo Sacramento, fazendo experiência de meditar por cerca de meia hora diante dele: cremos que muitas graças foram alcançadas!

Foram sempre três colocações diárias: sobre o Documento 105, sempre aprofundando a temática laical; outra sobre temas palotinos: o carisma de São Vivente Pallotti, a União do Apostolado católico (UAC), a história da Beata Palotina Elisabetta Sanna, que era uma leiga cooperadora no início das obras de São Vicente Pallotti. Estas palestras proporcionaram uma abertura na mentalidade dos participantes do retiro, principalmente na questão missionaria e apostólica, já que todos somos chamados a sermos apóstolos, como a Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, que cooperou diretamente com Deus em seu projeto para a nossa salvação.

E por fim, aconteceram colocações sobre a apóstola da Divina Misericórdia, Santa Maria Faustina Kowalska, que com as suas experiências místicas relatadas em seus diários é hoje uma das grandes propagadoras das misericórdias de Deus.

Foram dias de oração, pregações, celebrações e convívio que alcançaram muitos frutos: vários testemunhos de pessoas que tiveram um encontro com Jesus foram apresentados no decorrer do retiro, sendo despertados para realizar na Igreja algum trabalho apostólico.

Nas celebrações do retiro, nos momentos de oração, sejam eles o Momento Mariano, a Celebração de Pentecostes, a Via-Sacra, em especial, as Santas Missas e Adorações, muitos se sentiram tocados, se sentiram amados e acolhidos pelo Senhor da Divina Misericórdia. Parabéns Padre Jan Sopick e sua equipe pela realização deste retiro.

Bruno Bauer SAC
Seminário Maior Palotino

Nenhum comentário:

Postar um comentário